Como fazer transição de carreira: dicas para ter sucesso + inspirações com tirinhas

Como fazer transição de carreira: dicas para ter sucesso + inspirações com tirinhasConheça dicas essenciais de como fazer uma transição de carreira, além de tirinhas inspiradoras para te acompanhar nesse processo.

A mudança é inevitável para nós, seres humanos. Sejam mudanças físicas ou psicológicas, é normal experimentarmos evoluções em algumas etapas da vida.

Quando saímos da infância e entramos na adolescência, ou mesmo quando iniciamos a vida adulta, temos transformações importantes que nos fazem pensar e agir de formas diferentes. 

E quando o assunto é trabalho, isso não é diferente.

Por isso, é praticamente impossível escolher uma profissão e trabalhar nela por toda a vida. Quando criança, queremos ser bombeiro, policial, astronauta ou desenhista. Mas, conforme a vida passa e vamos amadurecendo, é natural que essas escolhas mudem.

Inclusive, isso pode até acontecer durante a fase adulta, quando perdemos o interesse em uma atividade e flertamos com outras áreas. Eu mesmo fui jornalista e radialista boa parte da minha vida, mas hoje vivo apenas desse projeto, o Téo & O Mini Mundo.

Então, pegando carona em algumas coisas que vivi nessa transição, mas também com dicas de uma live que fizemos com a Adriana Gomes sobre autoconhecimento profissional, vou trazer dicas de como fazer a transição de carreira sem muita dor.

Continue lendo para conhecer essas dicas!

Afinal, como fazer uma transição de carreira pra valer?

O primeiro passo para te ajudar nesse processo de mudança é ter autoconhecimento profissional. Nesse sentido, quero dizer que você precisa saber se realmente quer fazer a mudança e melhor: quais são os motivos para buscar essa transição.

Portanto, comece experimentando a área que você pretende atuar profissionalmente. Para isso, aproveite o tempo livre — depois do trabalho atual ou nos finais de semana — para aprender tudo o que for possível e necessário para a nova ocupação.

Como a Adriana disse na live, lá no YouTube, uma coisa é gostar de ouvir música, outra é traçar a jornada para se tornar um músico profissional. Portanto, experimente, teste, aprenda e erre muito nessa hora. Esse período servirá justamente para saber se a vontade de mudança é real para acontecer no futuro.

Mas, além de experimentar no tempo livre, também é importante seguir outras recomendações. Então, se você quer saber como fazer a transição de carreira com mais chances de sucesso, continue lendo:

Dica 1: defina quais são os passos para a mudança

O primeiro passo de como fazer uma transição de carreira mais “segura” é definir quais são os passos para ela acontecer. Para isso, rabisque em um caderno o que é necessário, sejam ferramentas, cursos ou conhecimento sobre a área, por exemplo.

Faça um brainstorming sem pretensão alguma.

A vantagem de trabalhar nessa etapa é poder reduzir qualquer ansiedade pela mudança, além de entender se o caminho para a transição será em curto, médio ou longo prazo. Nesse ponto, “esvaziar” a mente vai te ajudar a avançar rapidamente.

Dica 2: estipule um prazo para a transição

Além de conhecer os prazos, também é essencial estipular um prazo para a transição acontecer. Quando, de fato, essa virada de chave — caso tudo esteja indo bem — vai acontecer?

Se isso te causar muita ansiedade, então coloque um prazo bem longo para essa data não atrapalhar nas escolhas. Ainda assim, é importante ter uma meta definida no calendário para que o plano não fique apenas na fase de preparação.

Dica 3: busque o conhecimento da nova área

Ok, você gosta de uma outra área e tem uma vontade real de atuar nela. Mas você já tentou entender como é a rotina nessa nova ocupação?

Muitas vezes só enxergamos a parte boa de uma nova carreira. O Téo & O Mini Mundo, por exemplo, é muito querido por centenas de milhares de leitores, mas existe todo um projeto de preparação e trabalho duro para que as tirinhas saiam do campo das ideias.

Portanto, a minha dica é não ficar preso no resultado, mas em toda a jornada que leva até ele. Se isso for prazeroso pra você, então siga em frente!

Dica 4: prepare as finanças pessoais

A preparação financeira também é essencial para quem deseja saber como fazer uma transição de carreira com sucesso. Para muitas pessoas, uma pequena oscilação na renda pode acabar com uma mudança profissional, enquanto outros indivíduos são mais tolerantes nesse sentido.

De qualquer forma, é preciso ter um dinheiro guardado quando a mudança for acontecer. Reserve alguns meses — ou anos — de custos básicos e esteja ciente que essa é apenas uma fase. Isso vai te ajudar bastante quando chegar a hora de mudar pra valer.

Dica 5: comece sem abandonar o trabalho atual

Por último, neste conteúdo de como fazer uma transição de carreira sem muita dor de cabeça, recomendo que você aposte na jornada dupla antes de efetivamente largar a carreira atual pela nova.

Isso é importante para você validar, na prática, se a transição faz sentido e se é possível viver da ocupação que tanto almeja. Para isso, separe algumas horas durante a semana para atuar nesse novo trabalho ou aproveite os finais de semana para testar.

Assim, após sentir segurança ao experimentar o “campo de batalha”, seu processo de transição será muito mais fácil. Eu mesmo fiz isso no passado e essa estratégia me ajudou imensamente quando resolvi assumir o Téo & O Mini Mundo como ocupação principal.

Portanto, saiba que é possível mudar de carreira quando for necessário. Mas, para isso, você precisará ter um bom planejamento para saber exatamente quando e onde vai chegar.

E pode ter certeza que seguindo as dicas que trouxe aqui — e também buscando ajuda profissional, como pode ser feito com a Adriana Gomes —, sua nova carreira será alcançada com muita felicidade e sucesso.

Boa sorte nessa sua busca. Até a próxima!


Aproveite para ler outros textos aqui do blog:


Gostou das tirinhas inspiradoras sobre mudanças de vida? Elas estão nos livros do Téo & O Mini Mundo, que você pode comprar clicando aqui.