Como preencher um vazio no coração e sentir-se bem consigo mesmo

A sensação de vazio no coração afeta o bem-estar do ser humano, prejudicando sua qualidade de vida. Conheça as causas desse vazio e como preenchê-lo.

Imagine a seguinte cena…

Certa noite, Ana estava sozinha em seu quarto, tentando se convencer de que não deveria reclamar da vida. Como poderia reclamar da vida quando, diferente de outras pessoas, tinha um lugar para dormir, ótimas notas na escola, amigos verdadeiros e uma família com boas condições financeiras?

Isso… Era esse o problema… Sua família… 

Naquela noite, sua família havia se despedaçado de vez. Seus pais tinham travado a última discussão, cravado o último prego no casamento. O divórcio era certo.

Enquanto tentava dormir, Ana era engolida por um vazio no coração, um sentimento de “oco” corroendo seu interior. E um único pensamento fervilhava em sua mente: Como um vazio no peito pode ser tão pesado?

Essa sensação parece familiar para você?

O sentimento de vazio no coração tem diversas causas — no caso de Ana, os conflitos familiares. A seguir, descubra como preencher um vazio no coração e por que o sentimos.

O que é um vazio no coração e por que o sentimos?

Estranho seria se você não tivesse sentido — ao menos uma vez na vida — um vazio no coração. Se você perguntar para qualquer pessoa sobre essa sensação, é provável que ouça “Já senti” como resposta.

Desde que aconteça eventualmente e mantenha-se equilibrado, o sentimento de vazio é normal. Porém, caso se torne insuportável, arrancando seu bem-estar, você precisa aprender como preencher um vazio no coração.

Mas o que é essa sensação?

O vazio no coração diz respeito ao vazio emocional que os seres humanos sentem. De modo geral, está relacionado às situações estressantes da vida.

Eis o cenário: em um primeiro momento, você está desfrutando de um ótimo bem-estar. Porém, em outro momento, devido a alguma causa, o vazio emocional dá as caras. Existem diversas causas:

  • Solidão.
  • Desilusão amorosa.
  • Luto.
  • Desemprego.
  • Ansiedade.
  • Insatisfação com o trabalho.
  • Insatisfação com a faculdade.
  • Insatisfação com o cônjuge.
  • Separação dos pais.
  • Problemas financeiros.

Agora, pare e reflita: qual a causa do seu vazio emocional? Para saber como preencher um vazio no coração, você precisa — primeiro — conhecer sua causa.

Dito isso, veja a seguir…

4 formas de como preencher um vazio no coração

1 – Faça o que você gosta

Quanto mais ociosa fica sua mente, mais chance de você sentir um vazio no coração. Mais chance, por exemplo, de alimentar pensamentos ansiosos e pessimistas.

Para evitar isso, estimule seu cérebro a liberar hormônios da felicidade fazendo algo que você gosta — ouvir música, dar gargalhadas com amigos, fazer aulas de dança, caminhar pelo parque, ir à praia, etc.

2 – Autoconhecimento

Se você não conhece seus pontos fortes e fracos, não saberá como preencher um vazio no coração. Por esse motivo, é crucial buscar autoconhecimento.

Por exemplo: se você sabe que usar redes sociais por muitas horas faz você se comparar negativamente com outras pessoas e, por conta disso, sentir um vazio no coração, modere ou evite o uso dessas redes.

Através do autoconhecimento, você descobre as causas do vazio emocional. Veja algumas formas de buscar autoconhecimento:

  • Meditação.
  • Mindfulness.
  • Testes de autoconhecimento.

Leia também: Como acabar com o vício do celular: 4 dicas ilustradas para inspirar e ajudar

3 – Faça um trabalho que importa

Trabalhar em algo que não gostamos gera insatisfação profissional. A insatisfação profissional, por sua vez, gera vazio emocional. Sendo assim, como preencher um vazio no coração relacionado à profissão? Fazendo uma transição de carreira para um trabalho que importa.

Caso você não saiba qual profissão seguir, os testes vocacionais podem ser bons guias. Caso já saiba, preocupe-se em iniciar a transição de carreira.

Atenção: algumas vezes, a sensação de vazio ganha grandes proporções, ocasionado sérios problemas de saúde, como ansiedade e depressão.

Nesse caso, como preencher um vazio no coração?

4 – Busque ajuda profissional

Nem sempre é possível preencher o vazio no coração fazendo atividades que se gosta, mudando de profissão, etc. Quando esse sentimento se torna insuportável, é necessário buscar ajuda de profissionais da saúde — como psicólogos — para tratá-lo.

Apesar de tudo, o vazio nos move

Se você aprende a como preencher um vazio no coração, consegue aliviar o sofrimento. Além dos mais, aqui está o inevitável: em algum momento da vida, todos sentiremos esse vazio angustiante.

Porém, pense nesse vazio como um motor que gera mudanças. Se a insatisfação com o trabalho causa vazio emocional em você, fazer a transição de carreira restabelecerá seu bem-estar. Haverá progresso pessoal. Entende o que quero dizer?

Na busca para preencher um vazio no coração, você conhece mais a si mesmo. Descobre hobbies. Muda para um trabalho satisfatório. Eleva sua qualidade de vida.

Se/quando o vazio emocional aparecer…

Encare-o.

Lide com ele.

E se torne uma versão melhor de si mesmo.

Você também pode se interessar:


Aproveite, também, para assinar a nossa newsletter quinzenal, onde trazemos reflexões, novidades e tirinhas inéditas!

Deixe seu e-mail abaixo:/