Saúde mental na pandemia: 8 tirinhas incríveis para preservar sua sanidade

A pandemia de COVID-19 tem afetado não apenas a saúde física das pessoas, mas também a mental. Conheça tirinhas incríveis que vão ajudar a preservar seu bem-estar mental.

Eu sei, os dias têm sido difíceis…

Para conseguirmos conter o novo coronavírus e, assim, vencermos a pandemia, precisamos cumprir com as recomendações de saúde. E muitos de nós, infelizmente, precisam ficar separados de quem amam.

Como se não bastasse, a solidão nos engole ao longo da quarentena e nos envolve com ansiedade e incertezas.

E quando pensávamos que somente a saúde física estava em risco, percebemos — por experiência própria — a pandemia corroendo nossa saúde mental. Arrastando nossa sanidade para o abismo.

Por esse motivo, separei 8 tirinhas incríveis que vão ajudar você a preservar a saúde mental na pandemia.

1 – Distantes, mas próximos.

Devido à COVID-19, precisamos evitar aglomerações, o que fez com que muitos de nós tivéssemos que se isolar de pessoas que amamos: pai, mãe, avós, amigos…

Embora a distância cause dor e solidão, você deve continuar nutrindo seus laços afetivos, pois eles ajudarão a proteger o bem-estar da sua saúde mental na pandemia. Além disso, lembre-se: sempre iremos morar nos corações de quem amamos.

2 – Ouça e seja ouvido.

Uma vez isolados em casa, preservar a saúde mental na pandemia vira um grande desafio. O silêncio se transforma em uma opressiva nuvem de ansiedade, contaminando nossa percepção da realidade.

Fuja disso o mais rápido possível.

Faça chamadas de vídeo com amigos, ligue para seus pais, envie mensagem para quem ama. Com isso, você se sente ouvido e ajudado ao mesmo tempo que também ouve e ajuda outras pessoas.

3 – Faça bom uso do tempo livre

Atividades escolares canceladas, viagens desmarcadas, trabalhos suspensos. Conforme o novo coronavírus parava o mundo, muitos de nós passamos a ter bastante tempo livre.

Por conta disso, nossas mentes acabaram extremamente vulneráveis ao tédio. E é quando passamos a desperdiçar o tempo livre mergulhados no mundo virtual, com os olhos vidrados em celulares, tablets, computadores.

Quer proteger sua saúde mental na pandemia? Faça bom uso do tempo livre. Ao invés de passar horas rolando o feed do Instagram/Facebook, bombardeado com notícias negativas sobre a pandemia, por exemplo, leia bons livros.

Fique à vontade: autoajuda, romance policial, receitas culinárias, política, filosofia, etc.

Leia também: Como aprender filosofia com quadrinhos: as 5 melhores opções + exemplos

4 – Seja prudente e diminua o tempo de pandemia.

A fim de diminuir o número de infectados e controlar a curva de contaminação, a Organização Mundial da Saúde deu diversas recomendações: distanciamento social, máscara, álcool em gel, etc.

Mas não apenas isso…

De forma prática, além de preservar sua saúde mental na pandemia, essas recomendações aumentam as chances de você poder abraçar quem você ama o mais rápido possível.

Se você tem avós (ou outras pessoas que fazem parte de algum dos grupos de risco) e deseja reencontrá-los logo sem correr o risco de infectá-los, seja prudente: siga as recomendações de saúde.

5 – Máscaras

Mesmo com recomendações, existem pessoas resistentes ao uso de máscaras. E quando as usam, fazem de modo irresponsável: máscara embaixo do queixo, pendurada na orelha…

Seja responsável — por você e pelas outras pessoas.

6 – Desligue sua mente do caos

Contaminação, solidão, luto, ansiedade: a pandemia chegou e nos arrancou a paz.

Os pensamentos negativos borbulham em nossas mentes. O desespero de familiares, amigos, vizinhos e desconhecidos encharcam nossos ouvidos. Como cuidar da saúde mental na pandemia, quando o mundo virou um caos?

Para proteger sua sanidade, fortaleça laços familiares, evite estar o tempo todo na internet e ocupe sua mente com coisas que gosta de fazer.

7 – Acalme-se…

Um mês se passou de pandemia. Depois dois. Depois seis. Depois um ano. E agora faz quase dois anos…

“Quando isso vai acabar?”

Com tanto sofrimento, tudo o que queremos é o fim desse caos. Queremos nossas vidas de antes. Nossos trabalhos. Nossas saídas com os amigos à noite. Nossos jantares em restaurantes. Nossos banhos de praia em sábados ensolarados.

Acalme-se: assim como superamos outras doenças ao longo da história humana com a ajuda da Ciência, também iremos superar a COVID-19.

8 – Proteja-se do pessimismo alheio

Como se não bastasse o medo devido à Covid-19, as pessoas pessimistas pioram o cenário.

Enquanto existem os que acreditam que o mundo voltará ao normal logo, outros espalham o pessimismo de que continuaremos nessa situação ainda por bastante tempo. Afaste-se dessas pessoas e proteja sua saúde mental na pandemia — ninguém precisa ser regado com negatividade.

Saúde mental na pandemia: uma boa notícia…

Após quase 2 anos de pandemia, o mundo tem finalmente começado a voltar à normalidade. Graças às vacinas, a taxa de mortes pelo novo coronavírus vem diminuindo em diversos países. Melhor ainda: existem países com zero casos.

Assim como a humanidade superou a Gripe Espanhola, a Gripe de Hong Kong e outras pandemias, também iremos superar a COVID-19. Mentalize isso e continue protegendo-se do vírus.

Você também pode se interessar por:

Como fazer transição de carreira: dicas para ter sucesso + inspirações com tirinhas.


Aproveite, também, para assinar a nossa newsletter quinzenal, onde trazemos reflexões, novidades e tirinhas inéditas!

Deixe seu e-mail abaixo:/