Ilusão de controle: o que é + 4 dicas para se livrar dessa percepção distorcida da realidade

Somos humanos. Somos limitados. Somos falhos. Neste artigo, descubra como se libertar da ilusão de controle.

Se pergunto “Você deseja ter o controle da sua vida?”, sua resposta possivelmente é “Sim”. Sejamos honestos, ninguém gosta da ideia de uma vida fora dos trilhos.

Isso é ruim? Não, afinal, estar no controle da própria vida significa evitar o máximo de problemas possíveis — por exemplo, fracassos profissionais. Significa que as engrenagens estarão girando, se encaixando e fazendo click exatamente como você gostaria que estivessem.

Embora seja ótimo ter controle da própria vida, existe um perigo sorrateiro nisso. Em busca por controle, o excesso de confiança pode acabar engolindo você e causando ilusão de controle. E uma vez acorrentado nessa ilusão, sua vida pessoal/profissional corre riscos.

Gostaria de saber o que é ilusão de controle e como se livrar dela? Continue lendo.

O que é ilusão de controle?

Você conhece estes pensamentos:

  • Eu sou capaz.
  • Eu estou no controle.
  • Eu acredito em mim mesmo.

E o que mais? 

Ao nutrir esses pensamentos, você se enche de autoconfiança. O mundo parece menos (ou mesmo nada) intimidador. Você se sente capaz de enfrentá-lo. Você é capaz de enfrentá-lo. E você o enfrenta.

Veja bem, não há nada de errado em alimentar esses pensamentos. Porém, aqui está o perigo:

Vestido dos pés à cabeça com excesso de confiança, a ilusão de controle pode acabar surgindo e cegando você. 

A ilusão de controle fará você acredita ter total controle sobre tudo o que acontece em sua vida, quando, na verdade, você (e ninguém) pode tê-lo.

Ilusão de controle: um beco perigoso.

Quando você alimenta a ilusão de controle, acaba encurralado num beco que vai distorcer sua percepção do mundo real. A ilusão fará você ignorar riscos e, em seguida, vai sussurrar armadilhas: “Vai dar certo. Você sabe como as coisas funcionam. Você está no controle”.

Que tal se livrar dessa percepção corrompida e aprender a como ter o controle da sua vida — de forma saudável?

Uma tirinha sobre como uma pipa pode nos ensinar sobre ilusão de controle
Sonhei que você era uma pipa!

4 dicas para lidar com a ilusão de controle

1 – Conscientize-se do inimigo

Fato: todos estamos sujeitos à ilusão de controle. Todos. Você está sofrendo com isso? Aqui está seu primeiro passo: conscientize-se da existência dessa ilusão para, então, enfrentá-la.

A princípio, o objetivo não é eliminar a ilusão de controle de uma vez só (pode ser complicado você se livrar dela), mas amenizá-la aos poucos. Com o tempo, essa compreensão distorcida do mundo enfraquecerá e, por fim, sumirá. 

2 – Cuidado com o excesso de informação

Quanto mais informação você tiver, mais chances terá de cair na ilusão de controle. Isso acontece porque — assim como o excesso de confiança — o excesso de informação cria pensamentos prepotentes.

Explico…

Digamos que você é um investidor prestes a fechar negócios, mas existe um possível risco: caso o investimento fracasse, você estará financeiramente em apuros. No entanto, isso não vai acontecer. Está tudo sob controle, o investimento será promissor e você tem certeza disso.

O porquê de tanta certeza?

Você conhece o mercado. Sabe como giram as engrenagens dos investimentos. Domina as regras do jogo. Melhor: você já fez isso outras vezes. É experiente.

Viu? Notou como a ilusão de controle se alimenta do excesso de informação? Em como ignora riscos (e quando se fala de investimentos, há vários) e assume a certeza do sucesso?

Por esse motivo, cuidado com o excesso de informação.

3 – Humildade

Aceitar nossa incapacidade de compreender o mundo em sua totalidade é outro passo para lidar com a ilusão de controle.

O mundo é um emaranhado de acontecimentos aleatórios. Deseja controlá-los? É impossível. Tentar controlar tudo é uma batalha perdida. Dessa forma, para superar a ilusão de controle, vista-se de humildade e reconheça suas limitações.

4 – Ajuda profissional

Assim como a falta de confiança pode encher você de insegurança e tristeza, o excesso de confiança colocará você num ilusório trono de controle sobre tudo. Dependendo do cenário, conscientizar-se da ilusão de controle e vestir-se de humildade não será suficiente.

Em certos casos, é preciso de ajuda profissional.
Você já reconhece que sofre de ilusão de controle e deseja mudar isso? Maravilha! Busque profissionais capacitados, eles têm as ferramentas necessárias para ajudá-lo a lidar com a situação.

Yma vez eu cheguei a pensar…

Tudo bem não controlar tudo…

O controle é uma ilusão e tudo bem não controlar tudo. Na verdade, muitas vezes é melhor desprender-se desse controle. Tome como exemplo os artistas que pintam com aquarela…

Enquanto pintam, por vezes se desprendem do controle — as pinceladas dançam livremente sobre o desenho, a tinta escorre para além das linhas já traçadas e a arte ganha curvas, colorações e formas incríveis.

Portanto, encare a si mesmo como um aquarelista e “pinte sua vida” livre da ilusão de controle. Lembre-se: controle nem sempre é bom, e a falta dele nem sempre ruim.

Você também pode se interessar por: